Dia do Violino

O violino é um dos instrumentos mais conhecidos da família das cordas, com uma tradição muito forte e antiga, cujos antepassados vêm já desde a Grécia antiga! Este instrumento é usado mundialmente, em vários géneros de música, desde música erudita, jazz, tradicional (de vários locais, como Turquia, Noruega, Hungria, E.U.A (entre outros). Exatamente pela sua versatilidade, um violinista tem imensas opções de carreira (sendo que estas podem também coexistir), desde instrumentista de orquestra, música de câmara, performer, docente … tudo o que a imaginação permitir!

Contudo, a mencionada versatilidade do instrumento não existe apenas no género de música que pode integrar, mas pelos seus inúmeros timbres – como sendo vozes de personagens diferentes (através das suas quatro cordas: sol, ré, lá e mi) -; e texturas (um carro a passar, o vento, a água…) e técnicas violinísticas, que vou descobrindo ao explorá-lo, exploração esta que me torna cada vez mais apaixonada por ele, sendo que mais alternativas significam também mais oportunidades de expressão.

Não é fácil começar, pois exige de nós muita paciência, muito autocontrole e muita atenção, mas acontece que estas acabam por ser ferramentas maravilhosas a absorver enquanto pessoa, por isso o estudo deste instrumento permite-me ainda evoluir enquanto ser-humano.

Sou grata por ter escolhido o violino para ser o meu braço direito durante toda a vida e pelos projetos fascinantes que tenho vindo a realizar – que resultam do percurso que tomei ao escolher este instrumento -, que me saem do coração e com os quais aprendo muito sobre honestidade artística, essência, amor e comunidade.

Professora de Violino Filipa Gomes