O ballet é um estilo de dança que junta várias técnicas e movimentos específicos à música com o intuito de desenvolver a capacidade física e artística dos bailarinos. A arte de dançar ballet permite associar o exercício físico ao prazer da beleza da dança, recomendando-se a prática a partir dos 3 anos.
Ao contrário do estereótipo criado, esta dança não é só exercida por raparigas/mulheres, sendo igualmente praticada por rapazes/homens.
Esta dança apresenta um vocabulário próprio para cada passo e as aulas seguem um esquema de exercícios de chão, exercícios de barra, de centro, saltos e diagonais, reunindo várias componentes do movimento corporal (força, coordenação, amplitude e velocidade).
O treino de ballet clássico requer um trabalho constante de aperfeiçoamento, de muito amor e felicidade, ensinando a importância da disciplina e atitude à elegância e leveza dos movimentos. As turmas são organizadas por níveis de aprendizagem.
O sonho de uma bailarina é fazer pontas, mas para lá chegar é preciso preparar o corpo, o que só é possível após um trabalho persistente e contínuo de treino.
Vários são os benefícios associados à prática do ballet clássico para crianças e adultos:
– melhora a coordenação motora;
– aumenta a concentração;
– aumenta a flexibilidade;
– corrige e melhora a postura corporal;
– permite uma maior resistência corporal;
– estimula o desenvolvimento intelectual;
– melhora o equilíbrio físico e emocional;
– encoraja a disciplina;
– melhora os reflexos;
– aumenta a autoestima e confiança;
– ajuda a expressão e a memória;
– facilita a aquisição da noção espacial;
– melhora o sentido rítmico;
– fortalece a musculatura;
– melhora a habilidade intelectual;
– desenvolve a criatividade;
– permite a socialização.
“Comecei a praticar ballet aos 6 anos por prazer e não porque queria ser bailarina profissional, sonhando constantemente com as pontas, algo que alcancei com trabalho de alguns anos. Para mim o ballet é uma paixão e adoro este mundo dos tutus. Hoje sou Professora de ballet clássico na Associação Musical de Lagoa e adoro ensinar esta dança e acompanhar o crescimento, evolução e superação das alunas nesta modalidade. O ballet exige praticar, repetir e aperfeiçoar vezes sem conta para chegar à perfeição, mas quando se ama a dança tudo se torna mais fácil. Nas aulas há tempo para conjugar a técnica com o lúdico. Por isso, esta é uma atividade que completa o desenvolvimento global dos praticantes.”
Joana Simas
